domingo, 24 de abril de 2016

MORANGOS 

                                               Luiz Gonzaga Caetano Monezi[1]
            Da família rosaceae, o morango, conta com importantes nutrientes para uma boa saúde, contendo em 100g apenas 38 calorias.
Em sua composição, o moranguinho possui sais minerais como o cálcio (necessário à contração muscular, formação e fortalecimento ósseo, controle da acidez sanguínea), potássio (essencial a função do cálcio, crescimento ósseo), ferro (importante na formação da hemoglobina e oxidação celular), selênio (antioxidante, previne o câncer), magnésio (contribui com a formação dos ossos e função do cálcio).
Este delicioso fruto conta com a vitamina A (necessária à saúde dos olhos e ossos), B5 (produz substâncias essenciais no corpo), B6 (participa do metabolismo dos lipídios), C (antioxidante, antiviral) e E (antioxidante, antienvelhecimento). 
O morango é rico em fibras, possuindo importantes antioxidantes em sua composição a contribuir com o fortalecimento do sistema imunológico, possuindo ação anti-inflamatória, digestiva e cicatrizante. .  Entre seus flavonoides, a antociania combate a aterosclerose, envelhecimento da pele; a fisetina estimula o cérebro.
O ácido elágico, presente neste fruto evita danos celulares e surgimento de tumores nos órgãos digestivos.
O moranguinho, dado sua riqueza de nutrientes a uma vida saudável e tão fácil de ser cultivado em pequenos espaços, livres de agrotóxicos, torna-se um fruto de capital importância a ser utilizado diariamente em nossa dieta.

REFERÊNCIAS

CARDOSO, M. G; SHAN, A. Y. K. Villar; SOUZA, J. A. FITOQUÍMICA E QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS. Lavras: UFLA/FAEPE, 2001.








[1] Especialista em Fitoterapia, Obesidade e Emagrecimento